terça-feira, 7 de agosto de 2007


O movimento “Literatura Já” é uma iniciativa do escritor Rafael Oliveira e do musico e produtor independente Didi Monteiro que teve como ponto de partida o fomento da “Literatura Marginal” na cidade de Uberlândia- MG e na identificação e mapeamento de artistas uberlandenses que se enquadram no contexto da arte marginal afim de fortalecer a cena, incluir socioculturalmente os artistas que não estão inclusos no cenário cultural vigente e conscientizar a população através da arte.
Grande parte da população uberlandense não tem conhecimento dessa forma de cultura e arte devido à falta de incentivo por parte dos agentes culturais e pela falta de acesso aos meios de comunicação que publicam a mesma. Cansados do silêncio que até então imperava na cidade, os idealizadores do movimento decidiram “cair no mundo” produzindo, divulgando e distribuindo as manifestações artísticas presentes no contexto da arte marginal local a todos os que se interessem.
O movimento Literatura Já no inicio deste ano executou o projeto “3Poemas” que consistiu no fomento de um livreto contento 3 poemas de autoria do escritor e também idealizador do movimento Rafael Oliveira onde foram distribuídos livretos gratuitamente a população uberlandense em ruas, avenidas, praças e ônibus circulares, o resultado foi positivo, após essa distribuição vários artistas e pessoas das comunidades entraram em contato para saber do que realmente se trata “esse tal de movimento”.
Outra proposta do movimento Literatura Já é o plano de identificação e mapeamento de artistas marginais de Uberlândia-MG. Desde maio de 2007 os idealizadores do movimento vem “garimpando” os bairros da cidade de Uberlândia-MG em busca de novos artistas de diversos segmentos como, atores, artistas visuais, escritores, artistas plásticos e músicos, com o intuito de criar um banco de dados, para logo mais promover o fomento do trabalho artístico dos mesmos.

FoCo:

- Identificar e mapear artistas que se enquadram no contexto da arte marginal, com o intuito de fortalecer o movimento;
- Promover intercambio entre os artistas marginais afim de, promover a "Arte Marginal";
- produção de eventos cultuais voltados para a divulgação da arte desses artistas;
- Introduzir a arte marginal à população uberlandense;- proliferação de cultura e arte gratuita;
- conscientização da população sobre questões sociais e culturais através da arte.

Chamar a atenção de outros artistas da cidade também é um dos propósitos desse movimento, pois existem artistas em Uberlândia- MG que são artistas marginais porem desconhecem o sentido do mesmo. Com isso o movimento criará varias células de aliados em prol da arte marginal, logo objetiva-se uma integração com os mesmos para que num futuro bem próximo essas ações se proliferem por todo o município de Uberlândia- MG, no estado de Minas Gerais e no Brasil.

Nenhum comentário: